Toxina Botulínica
Botox e Xeomin®
Procedimento mais realizado no mundo da estética, se baseia na aplicação de injeções do produto através de agulhas muito finas e após anestésico tópico, em regiões onde as ações dos músculos da mímica facial estejam causando ou irão causar linhas de expressão (rugas), como por exemplo, canto externo dos olhos (pés-de-galinha), testa e região entre as sobrancelhas, com o objetivo de relaxar esta musculatura e trazer uma aparência não só mais jovial como também mais descansada, respeitando sempre os marcos anatômicos da face, a exemplo das sobrancelhas, mantendo suas relações com as estruturas vizinhas e obtendo assim, um resultado mais natural.
Além disso, com o surgimento de técnicas cada vez mais avançadas, pode-se fazer uso da toxina botulínica também para auxiliar na melhora do contorno e proporções faciais, a exemplo da técnica de Nefertiti, que melhora o contorno e ângulo entre a face e o pescoço, da aplicação no queixo para alongá-lo e melhorar o aspecto de celulite e da aplicação no músculo masseter (quando muito volumoso) para um estreitamento do terço inferior da face. Ou seja, um procedimento que está incluso na maioria dos planos de tratamento para embelezamento facial, e que, se usado de forma continua, permite que seus efeitos sejam cumulativos (efeito de miomodulação).
Quando posso iniciar? A partir dos 30 anos (como prevenção) ou quando já apresentar linhas de expressão ou aparência cansada/brava.
Início da ação e duração? A partir de 48h, com pico em 21 dias e duração variável de 4 a 6 meses.
Preciso me afastar das minhas atividades? Não, apenas adiar as atividades físicas por 12h.
