Luz Intensa Pulsada
Starlux
Tecnologia amplamente consagrada, faz uso de uma lâmpada flash de alta energia, com afinidade para alvos específicos (melanina, hemoglobina...), gerando calor na pele, o que é chamado fotodermólise seletiva, já que trata o alvo em questão sem lesar a pele ao redor, devido às diferenças térmicas das estruturas. Difere do LASER pelas características físicas de sua onda eletromagnética.
Dentre as várias plataformas de luz Intensa Pulsada no mercado, a Starlux é conhecida por sua eficácia e segurança. Indicada no tratamento de melanoses solares (manchas ovaladas e acastanhadas causadas pelo sol), efélides (sardas), rosácea (pele da face vermelha, sensível, irritada, com vazinhos visíveis e que pode se apresentar tanto com ressecamento como oleosidade, inclusive com lesões semelhantes a acne), poros dilatados, Poiquilodermia de Civatti (rosto, pescoço e colo com manchas avermelhadas e acastanhadas, simétricas, que poupam a área encoberta pelo queixo), além de também gerar estímulo de colágeno, em menor grau quando comparado com os injetáveis ou ultrassom microfocado.
Quando posso iniciar? No inverno, sempre que tiver alguma das afecção citadas acima, desde que sua pele seja clara e não esteja bronzeada.
Inicio da ação e duração? Resultado depende de sessões (de 3 a 5) e geralmente a indicação depende do controle da afecção de base, mas costuma ser anual, nos meses de menor exposição solar.
Preciso me afastar das minhas atividades? Geralmente não. No tratamento das melanoses e efélides, as lesões primeiramente ficam mais evidentes (15 dias) para depois clarear.
